“O conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações.” Paulo Freire.
Refletir a Universidade, a partir de seus propósitos básicos de formação profissional, geração e disseminação de conhecimentos e transformação de vidas é um procedimento complexo, em razão da natureza e multiplicidade do trabalho acadêmico. A extensão universitária está inserida neste contexto, apresentando uma variedade conceitual e prática que interfere expressivamente no pensar e no fazer, no interior da nossa academia.
Assim, conforme exposto pela PRE-UEG, a Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que consegue articular o Ensino e a Pesquisa, de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Universidade Estadual de Goiás e a sociedade goiana, com base na interlocução entre saberes, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade goiana, especialmente aqui em Aparecida de Goiânia, onde nosso Campus está localizado.
Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática/ reflexão/prática e interdisciplinaridade, a Extensão Universitária procura atender vários propósitos, dentre eles podemos citar como exemplo:
I - Estabelecer mecanismos de integração entre os saberes locais e o conhecimento científico;
II – Estimular a vivência social, política e profissional do corpo docente do Campus de Aparecida, os alunos e funcionários através de ações interdisciplinares, interdepartamentais, interinstitucionais, solidárias e co-participativas entre a universidade e população;
III - Contribuir na formação de profissionais-cidadãos;
IV - Democratizar o conhecimento científico na sociedade;
V - Apoiar as propostas de caráter social, cultural e artístico regionais e outros propósitos que podem ser encontrados no site da PRE-UEG.
Além dos propósitos, a extensão univeristária também pauta-se pelas seguintes diretrizes, em síntese:
I - a relação social transformadora, buscando melhoria da qualidade de vida e da superação de desigualdade e exclusão;
II - a aplicação de metodologias participativas que favoreçam a socialização do conhecimento e a participação efetiva da comunidade local;
III - a interdisciplinaridade, buscando uma consistência teórica e operacional;
IV – a indissociabilidade, do tripé ensino-pesquisa-extensão, permitindo a produção de novos conhecimentos, e outras diretrizes que podem ser encontradas no site da PRE-UEG.